sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Aula 1 - A Bela Adormecida de Marius Petipa


Ballet La Belle au Bois Dormant

The Sleeping Beauty
A Bela Adormecida


Profa. Me. Angélica Bersch Boff
Historiadora e Bailarina

Conto de Charles Perrault
(Paris, Fr. 1628 – 1703)
Contemporâneo do Rei Luis XIV – o Rei Sol 




Retrato de Charles Perrault
autor desconhecido, séc. XVIII, Museu Versailles, Fr.

Rei Luis XIV, o Rei Sol
(Grande bailarino, instituiu a primeira Escola de Ballet da história em sua corte (1661).






Irmãos Grimm ( Jacob e Wilhelm Grimm)

Publicam nova versão em 1812 – para público infantil, daquela época. 



Retrato de Elisabeth Jerichau-Baumann, 1855
Staatliche Museen zu Berlin

Por que há mudanças na história e novas versões?
  à Tradição oral
  à Para cada público, uma adaptação conforme suas necessidades.

A partir do séc. XIX inicia-se um processo de criação de uma cultura da infância. Começou-se a desenvolver um tratamento diferente para aquelas pessoas que outrora eram apenas vistas como um ser pequeno.
Invenção e desenvolvimento da pedagogia e psicologia.  Descoberta de que crianças devem ser ensinadas, como aprendem, e como devem ser ensinadas.
Ao longo dos séculos XIX e XX o conceito de infância e do que seria bom para crianças, como elas deveriam ser educadas, muda muito. Assim, os contos produzidos para a infância também mudaram. 

Os Irmãos Grimm criaram a versão mais aproximada da história que inspirou o Ballet e, depois, Walt Disney. 
O objetivo de Perrault com este conto era uma lição de moral no final. Tomou como cenário a corte do Rei da França à época, para homenageá-lo. Costume comum, como hoje, colocar o logo do patrocinador em um livro, no programa de um ballet, etc.

O Ballet 

Criado em 1890 por 

Marius Petipa (coreografia e libreto) e 
Pietr I. Tchaikovsky (música)
Ambos, funcionários do Theatro Mariinsky, St. Petersburgo – Russia

Marius Petipa,
1818, Marseille/Fr – 1910, Gurzuf, Império Russo.

 Filho de um mestre de ballet e uma atriz e professora de drama.
- Coreógrafo e maître de ballet dos Teatros Imperiais da Rússia durante mais de 30 anos.
- Criou mais de 50 Ballets
- Mudou a forma de fazer ballets, suas obras ficaram no repertório
- Don Quijote, Quebra-Nozes, Bela, La Bayadère, Raymonda, Lago dos Cisnes.
 - Recriou ballets esquecidos de outros mestres: Paquita, Corsário,  Giselle, Coppélia e Esmeralda .


O LIBRETO DO BALLET


PRÓLOGO
O Rei Florestan XIV declara que haverá uma festa de batismo em honra do nascimento de sua filha Aurora. Todas as fadas do reino são convidadas e trazem, cada uma seu dom para presentear a princesa. Elas lhe oferecem a beleza, generosidade, e a graça. ..
E são interrompidas inesperadamente pela horrível fada Carabosse, furiosa por não ter sido convidada. Com maldade e raiva ela joga uma maldição subre a princesa: o dia de sua maioridade – festa de 16 anos – espetará o dedo  e morrerá. 
Felizmente, a Fada Lilás ainda não tinha oferecido seu dom à Aurora. O poder da fada Carabosse é muito grande para que ela anulasse a maldição. Contudo, ela anuncia que a princesa picará o dedo, mas não morrerá. Ela será mergulhada em um sono profundo de 100 anos, quando será despertada pelo beijo de amor de um príncipe.

I Ato
É a festa do 16º aniversário da princesa Aurora. Ela recebe os presentes e rosas de cada príncipe pretendente. Mas acidentalmente ela se pica ao pegar um bouquet que Carabosse enfeitiçou.
A fada má aparece rapidamente e desaparece diante dos olhos estupefatos de todos. Ao mesmo tempo, a fada Lilás aparece como prometido. A princesa e a corte dormem durante 100 anos, até a chegada de um príncipe. O castelo se cobre de mato, silvas, eras, a floresta torna o palácio impenetrável. Tudo isso sob os olhos do Rei, da Rainha e da Fada Lilás.

II Ato
100 anos mais tarde, o Príncipe Désiré, indo cassar na floresta com seus companheiros, repentinamente avista Aurora e é envolvido por sua beleza. Suplica à Fada Lilás de levá-lo a ela, no que é atendido.
O príncipe descobre o castelo invadido pela mata e adentra nele. Ele desperta a princesa Aurora com um beijo, lhe declara seu amor e a pede em casamento. 
III Ato
Na festa do casamento. As fadas são convidadas. Outros personagens (de outros contos de Perrault , como o gato de botas e Cinderela) são convidados também. O príncipe e a princesa são casados, abençoados pela Fada Lilás. O ballet termina com uma apoteose. 
Russian Ballet 



Primeira performance de A Bela Adormecida – 1890
Teatro Mariinsky (Depois Kirov Ballet)
Carlota Brianza como Aurora
Música de Piotr I. Tchaikovsky
Fotógrafo Russo


IMPORTANTE: 
Para o Ballet, a história foi bem mais simplificada. O objetivo de Marius Petipa era enaltecer a arte do ballet  mesmo.
à Permaneceu a corte do Rei Sol, que tomou todos os ares de imponência e suntuosidade – pois esta foi o berço do ballet, que mereceria toda pompa e circunstância.
à Havia também um motivo político, pois a Rússia era o único grande país que ainda mantinha sua corte e Império aos moldes antigos, após a Revolução Francesa. Fazia alusão à corte. Artes grandiosas são símbolo do poder do Império.
O foco deveria recair sobre a arte da dança clássica. A beleza da dança por si só, independente de narrativas.

Por que o foco era a dança, porque priorizaram a dança e não a história?


Petipa se via entre uma arte do Ballet de excesso de contos de fadas para agradar a nobreza, e “outra arte do Ballet” de excesso de acrobacias, proveniente da Escola de Ballet Italiana.
Para os críticos de arte, ambos modelos eram exagerados, fantasiosos de mais – (algo como o Carnaval brasileiro!). A cultura clássica se perdia em meio a isto. A música ficava relegada a um segundo plano.
Tchaikovsky, Petipa e o Diretor do Teatro Mariinsky, Vsevolovsky, queriam resgatar a ARTE DO BALLET que estava caindo em vulgaridade. 
A BELA ADORMECIDA foi inovador:
1) Pouco importava a história. Importava a dança e a música. Cenários, figurinos, dança e música deveriam ser perfeitos e harmônicos entre si.
2) Petipa foi muito perspicaz e demonstrou grande conhecimento da técnica do ballet, ao mesclar com classe o virtuosismo da escola italiana, e a finesse e tradição da escola  francesa de ballet, desenvolvida pela escola Russa.

Exemplo do Adágio da Rosa    
Alina Cojocaru, Royal Ópera House, março 2014.

Todos os ballances que são muito arriscados neste adágio, são muito mais que
mera proeza da bailarina ficar equilibrada sozinha, exposta na cena, na ponta.
Tem um significado moral que enaltece a independência da princesa à
maioridade, mas também força e independência feminina. E Petipa consegue isto
com graça e classe, sem fazer acrobacias extravagantes. 

Pantomima

Entre outros Ballets, este é o primeiro que volta a ter menos pantomima.

1) O que é pantomima? (vídeo)

2) O ballet como desfile da aristocracia, bailado, festas

3) O ballet reivindicado como Arte de TODA a sociedade

          3.1) Influência do iluminismo, racional + feiras. Deveria fazer sentido. Não

ao excesso de futilidade da nobreza. Época.

          3.2) Narrativas + pantomima = Ballet d’Action


O maior momento de pantomima deste Ballet está no final do Prólogo, na luta verbal travada entre a fada má, Carabosse e a Fada Lilás. 



De acordo com as leis de direitos autorais, e para possibilitar estudos corretos, se você for utilizar algum destes textos ou imagens, deve citar corretamente os créditos da autora (Angélica Bersch Boff) e dos arquivos, fotógrafos e pintores para as imagens. 

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