quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Curso de História do Jazz

Convido vocês a participarem deste curso que vai acontecer na Escola Laboratório da Dança, Porto Alegre, neste fim de semana. Estarei ministrando curso de História do Jazz, uma trajetória contagiante! 

E haverá também intensivo de Jazz Dance com ótimos professores!

Informações e inscrições pelo (51) 3228.2166



PERSEGUINDO OS PASSOS DO JAZZ
Por Angélica Boff

É impossível falar em Jazz Dance sem falar também em música e ritmo. Aliás, impossível dissociar a história da dança e da música quando se fala em Jazz. 
Ambos nasceram de um fenômeno social que se manifestou pela primeira vez na história da humanidade: a popularização de um estilo de dança e música no mundo inteiro! 
Diferente do folclore, que é local, a dança e música popular se alastraram e dialogam com todos os povos. Aliás essa foi a raiz do jazz: diversas culturas. 
E foi numa terra que congregou diversas culturas que isto se tornou possível: os EUA, colonizado por franceses, ingleses, irlandeses, dialogando com vizinhos de origem espanhola (ao sul) e diferentes culturas africanas. História e artes que se formaram de maneira espontânea, no cotidiano dos bailes, das ruas e cafés. 
Na diversidade cultural, bem como no cotidiano, se explica sua popularidade e naturalidade.
Compreendendo esta história e olhando à frente, percebo uma importante função do Jazz atualmente, no Brasil: reunificar as artes e as práticas das músicas e das danças. Porque música e dança não devem ser segregadas. Praticadas e apreciadas conjuntamente, são muito mais enriquecedoras. 
E o estudo dessa história múltipla e dinâmica é que poderá nos auxiliar a perceber essas grandes riquezas e possibilidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário