Profa. Me. Angélica Bersch Boff.
Alunos do BVB, abaixo segue resumo da última aula. O filme ao qual assistimos alguns trechos é "Marquise", disponível nas locadoras. Para maiores de 15 anos. Excelente ilustração dos últimos anos do reinado do Rei Sol, a troupe de Molière, da fusão ainda existente entre ballet, teatro, poesia, das feiras e condições da população, da opulência da nobreza, das intrigas reais, etc.
Objetivo chegar ao tão falado Jean-Georges NOVERRE (1727-1810)
e o seu BALLET D’ACTION
Dizem, é o ballet que dançamos hoje.
Será que é? Em que
termos?
O que é ballet d’Action?
FATO:
Já com o Rei Sol, ---- decadência do Ballet de Cour.
Após anos de
existência , o ballet de cour começava a ficar muito enfadonho:
- excesso de ritual
- rococó
- ritual vazio da aristocracia, que só
obedecia a modismos e bajulações.
Dentro do próprio ballet de cour, surgiam formas mais
maleáveis. Molière e Lully , agradando o Rei, já vinham efetuando reformas,
através das comédies-ballets,
irreverentes, satíricas, cômicas. Criavam espetáculos iconoclastas e
espirituosos.
Comédies-ballets
“A comédie-ballet
era tudo o que o ballet de cour não
era: um gênero satírico, conciso e elaborado que misturava teatro e música com
ballets ‘costurados’ num enredo (como disse Molière). Assim, as danças nunca
eram divertissements gratuitos, mas
nasciam a partir do enredo – faziam parte da ação.” (Homans, p.61)
costumes correntes e dia-a-dia da corte.
Não se
trata mais de fazer ballets
resgatando mitologia.
Ou seja:
1) há uma evolução de encenação, em direção ao que no fim se tornará o ballet d’action;
2) o Ballet se afasta progressivamente da
corte;
3) o formato do ballet se aproxima da vida
comum.;
Três fenômenos do século XVIII provocam isto:
- o uso da arte da PANTOMIMA pela população
- o ILUMINISMO
- a REVOLUÇÃO FRANCESA (1789)
O que Revolução tem a ver com ballet? O que é iluminismo?
FATO
ENFRAQUECIMENTO
DA CORTE
* Com os gastos,
exibicionismos e ostentação excessivos, os reinados de Luis XIV, Luis XV e
sobretudo Luis XVI se tornam fracos.
* Sem sentido
político
* Falidos
economicamente
* Sem credibilidade
com a sociedade. Governam para si.
* Grande maioria da população
passando fome, na miséria.
La liberté guidant le peuple – A
liberdade guiando o povo (1830)
Eugéne Delacroix
(1798-1863)
Pintura que se tornou símbolo das revoluções burguesas com objetivo de cidadania, democracia, liberdade, igualdade de direitos e deveres...
Execução de Luis XVI - 1793
Gravura alemã
A gravura alemã, feita pelos alemães, demonstra como as notícias, o espírito e as motivações da Revolução Francesa se espalhou pela Europa.
O QUE A
REVOLUÇÃO FRANCESA TEM A VER COM O
BALLET?
• Lembrar : Durante o
século XVIII o ballet evoluía em direção à VIDA COMUM. Ou seja, fora da corte•
Entramos
no século XVIII com disseminação do ballet fora da corte:
* Ópera
de Paris – Rue
Saint-Honoré
*
Companhia com bailarinos profissionais.
* Ballet
em outros teatros
* Ballet
em feiras ( o que significavam as feiras?)
* Ballet
em todos os países da Europa (com escolas fortes na Itália, Áustria, Alemanha,
e um tom peculiar na Inglaterra.)
Seconde Salle du Palais-Royal -
Incêndio de 1781
Um teatro mais popular de Paris
Desenho
de A. Testard
Portanto, quem são as pessoas que produzem e apreciam o
ballet em todos esses lugares?
- O povo, a burguesia, a sociedade em geral
Para quais grupos de pessoas, então, o ballet de corte não
faz mais sentido?
- Para a burguesia, o povo
Mas como o povo tem poder, de repente, para comandar o que é
feito e o que não é feito em arte e em ballet?
-Jogos de poder .
- Sempre lembrar que nada nunca é para sempre. Tudo muda, somos um constante devir (enquanto indivíduos e enquanto sociedade).
- Sempre lembrar que nada nunca é para sempre. Tudo muda, somos um constante devir (enquanto indivíduos e enquanto sociedade).
- Nada é totalmente
isolado. Sempre observamos como os mestres de dança, artistas, músicos, muitas
vezes eram pessoas comuns. E mesmo que tivessem privilégios aristocráticos,
circulavam pelas cidades...
- O que acontece é que a sociedade – fora
da corte – começa a ter mais evidência.
As feiras eram espaço importante de circulação e sociabilização. Ali também se apresentavam artistas de todos os tipos.
Nas feiras, não só a população como a aristocracia circulava curiosa, trocando não apenas mercadorias como também ideias.
Numa época sem tecnologias de comunicação, as feiras nas cidades eram o espaço de trocas, divulgação e conhecimento do mundo. Ali transitavam também as grandes ideias.
Desde as últimas décadas do século XVII
(1680...) está se vivendo um processo de separação entre
BALLET PROFISSIONAL, ARTE X BALLET
BAILE DE CORTE, SOCIAL.
Por que?
Ora, este
é o caminho natural das coisas, uma vez que o ballet foi INSTITUÍDO COMO ARTE e
existem PROFISSIONAIS desta arte. Este processo iniciou-se com a criação da Académie Royal de Musique et Danse, futura Ópera de Paris.
Tudo o que é desenvolvido desde o renascimento, entra em choque com os
excessos rituais e “frurus fúteis” da corte francesa e esbanjamento do dinheiro de
impostos!
Processo de busca de conhecimento que se intensifica desde o renascimento:
- ORDENAMENTO das
coisas (criação de Escolas, instituições, registro escrito).
- Busca de
CONHECIMENTO do universo, do ser humano, etc...
- Divisão das artes em
DISCIPLINAS de conhecimento.
(
Conhecimento + pobreza) X (rituais + luxo) = CONTRADIÇÃO
Neste ponto, identificamos mais um
elemento que existiu durante todo o século XVIII:
Conhecimento
Racional = ILUMINISMO
QUESTÃO:
O QUE É
ILUMINISMO
Origem
da palavra, verbo iluminar = dar
luz = enxergar = conhecer = pela
razão = comportamento racional, uso da razão, não mais da crença, das
sensibilidades e emoções.
Conhecer o mundo
através da razão.
Desenvolvimento das CIÊNCIAS, das disciplinas,
de métodos e teorias.
Um movimento coordenado por pensadores da
burguesia, que reivindicavam liberdade, segurança e participação na resolução
dos problemas sociais.
Desenvolvimento da ENCICLOPÉDIA .
A 1ª enciclopédia.
Objetivo de reunir e publicar
todo o conhecimento humano num só espaço, disponível a todos. Uma ideia
democrática.
Diderot e D’Alembert
Voltaire
Jean-Jacques Rousseau
O
ILUMINISMO É uma nova VISÃO DE MUNDO . Uma forma racional e realista de ver o
mundo, a vida. O ser humano busca explicações com argumentos científicos e não
mais nos deuses e mitologia.
É através do século iluminista que a ideia de
um rei divino não servirá mais. É como se a sociedade europeia tivesse
crescido, deixado de acreditar em papai noel,
adquirido mais responsabilidade e se tornado mais exigente.
QUESTÃO
O que
isto tem a ver com BALLET e ARTES?
Contexto:
Iluminismo + clima de revolta contra
aristocracia
Reformas, mudanças, em todas as áreas da vida
SURGIMENTO DA IDEIA DE UM BALLET RACIONAL, O BALLET D'ACTION
É neste contexto que o ballet, sendo
arte, deixa de ser um “capricho real”, e torna-se realmente uma ARTE, que deve
servir a TODA a sociedade, ou seja, DEVE FAZER SENTIDO A TODOS.
E de acordo com o espírito iluminista
que invadia a todos, o ballet deveria CONTAR UMA HISTÓRIA, e essa história
deveria ser RACIONAL, VERDADEIRA, nada de mitos, heróis, reis e rainhas.
Abaixo
as máscaras e adereços que escondem o verdadeiro artista, que são ilusórias e
artificiais. O verdadeiro artista deve saber EXPRESSAR COM O CORPO E O ROSTO O
QUE SENTE E QUER FALAR.
É lógico que Noverre não estava
“sozinho no mundo”.
Se toda a Europa respira o espírito do
ILUMINISMO, essas mudanças acontecem em outros lugares, de maneiras
semelhantes, pelas mãos de outros bailarinos, coreógrafos, teatrólogos,
músicos, pensadores, historiadores e críticos de ballet.
-Hilferding - Garrick - Marie Camargo - Dauberval
- Marie Sallé - Cahusac - Angiolini - John Weaver
O Ballet d'Action:
- Algo permanece hoje. Muita coisa mudou. Hoje vivemos em tempos em que não só a razão é valorizada, mas também as sensibilidades, a emoção, a psiquê.
- Narra uma história através da dança. Sem auxílio de
poesia, narrativa falada, canto, ópera ou teatro.
- Conjunto de gestos
que expressam . Expressão corporal e facial.
Podemos dizer, de
modo geral, que o processo de transformação do ballet de cour para o ballet d’action se deu através de
dois outros “tipos” de ballet:
- Comédie-Ballet
de Molière
-
Ballet Pantomima
ATENÇÃO AOS PRÓXIMOS CAPÍTULOS! Continuamos com o Ballet d'Action na próxima aula
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